Abril 22, 2024
4 minutos de leitura
Uma dúvida recorrente de quem utiliza plataformas como Facebook, Instagram e Twitter para aproximar os paroquianos é quais são os posts que conseguem gerar mais engajamento em redes sociais. Infelizmente, muitos tentam buscar ideias prontas apenas para replicar.
Contudo, quando o assunto é conteúdo para redes sociais, é necessário originalidade e autenticidade. Ou seja, você precisa escutar o seu público para entender que tipo de postagem vai realmente gerar mais resultado.
Por isso, a PASCOM precisa que os agentes da Pastoral que fazem o planejamento das mídias sociais siga alguns passos básicos para conseguir publicar posts criativos, originais, que possam gerar engajamento em redes sociais. E o primeiro deles é:
Os usuários das redes sociais adoram ver o dia a dia, os elementos da realidade sendo postados atraem a atenção e aumentam o engajamento.
Por isso, na hora postar conteúdos, dê preferência para aqueles que mostram a rotina da paróquia. Que tal, por exemplo, mostrar as ações dos agentes da pastoral, ou até mesmo os eventos internos?
Para gerar mais engajamento em redes sociais, outro passo importante é estabelecer conexões com os sentimentos das pessoas.
Os usuários tendem a interagir mais com postagens que despertem emoções como alegria, gratidão, felicidade entre outras. Logo, vale à pena apostar em um estilo mais humano, principalmente por ter um público mais próximo do compartilhamento de sensações em comum.
Por isso vale à pena investir em postagem com um tom mais pessoal, que falem de maneira mais íntima com os usuários.
Se você quer gerar mais engajamento em redes sociais, não deve usar posts prontos. Isso porque, eles não levam em consideração as características específicas de cada público.
O ideal é que você avalie as preferências dos seus seguidores. E para isso, o melhor é fazer testes.
Ou seja, publique diferentes tipos de conteúdos e acompanhe a interação em cada um deles. Com esse tipo de análise será mais fácil identificar quais são os conteúdos mais interessantes para seus seguidores e até mesmo ajustar o tipo de abordagem de cada postagem.
Cada público é único, até mesmo os seguidores de uma paróquia podem ter preferências diferentes de outras. Por isso é importante sempre analisar e aperfeiçoar suas estratégias.
As pessoas tendem a interagir mais com postagens que agreguem algum tipo de valor. Ou seja, que elas recebam alguma coisa em troca, ou que apresente algo que elas não sabiam.
Então, é interessante sempre tentar trazer algo que entregue valor para os seguidores. Uma dica, por exemplo, é postar imagens para pedidos de oração, ou até mesmo trazer curiosidades sobre a história da paróquia, do padroeiro ou até de atividades rotineiras da comunidade.
O importante é mostrar para os seguidores uma conexão mais profunda e benéfica dentro das redes sociais.
A frase “uma imagem vale mais que 1.000 palavras” é extremamente válida na hora de postar conteúdos nas redes sociais, principalmente no caso do Instagram que é uma plataforma que valoriza muito a questão visual e estética.
Por isso, vale à pena usar imagens que impactam e que têm ligação direta com a paróquia. Fotos das celebrações, imagens do padroeiro da comunidade, registros do dia a dia dentro da paróquia são algumas das alternativas que você pode inserir no planejamento de posts para as redes sociais.
Agora que você sabe como criar posts que geram mais engajamento em redes sociais, você pode utilizar nossa planilha para mensurar o engajamento das publicações realizadas anteriormente, e rotineiramente medir o engajamento das publicações e não deixe de colocar os passos acima em prática.
Aproveite e também confira outros posts do blog, e se quiser mais informações sobre o Instagram, acesso a página do nosso curso.
R. São Bernardo Do Campo n°19
Centro - São Paulo
Tel: (11) 96325-7640