5 Dinâmicas para os encontros da PASCOM

5 Dinâmicas para os encontros da PASCOM

Tempo médio de leitura de 7 minutos

É um desafio preparar bons encontros para a Pastoral da Comunicação, então resolvemos te ajudar separando algumas dinâmicas que você pode utilizar com a PASCOM de sua Igreja e para diversos momentos.

Introdução

Preparar reuniões para a Pastoral da Comunicação pode ser um desafio para muitos coordenadores da PASCOM, mas que tal inserir dinâmicas nos encontros? Através de algumas atividades que selecionamos você poderá extrair o melhor dos Agentes da Pastoral da Comunicação.

Vamos a elas!

Para estimular a criatividade

Inversão de termos: Divida a PASCOM em duplas e entregue uma folha em branco e uma caneta para cada Agente da Pastoral da Comunicação. Peça que as duplas pensem e escrevam uma história do cotidiano e depois que eles invertam tudo. Por exemplo: Ao acordar arrumei minha cama e escovei os dentes. Depois preparei meu café e comi pão com manteiga. Agora, pense em tudo ao contrário: Ao acordar arrumei os dentes e escovei minha cama. Depois preparei pão com manteiga e comi meu café. Após escrever as histórias, um conta ao outro a história invertida.

Objetivo: Esse exercício ajuda a criar situações engraçadas e estimular o cérebro a sair do lugar comum. Com isso, vão criar novas conexões, novos caminhos para seus neurônios, treinando seu cérebro a pensar de maneira diferente.

Explorar áreas diferentes: Esta técnica é de um dos grandes incentivadores da criatividade, Murilo Gun. Leve revistas, artigos interessantes ou reportagens de áreas totalmente diferentes da atuação da PASCOM e distribua entre os membros da Pastoral da Comunicação e peça que eles leiam o artigo. Após, em uma roda, peça que partilhem o que aprenderam com esta leitura e compartilhem o conhecimento.

Objetivo: Não existem pessoas que não são criativas e sim pessoas com pouco repertório, então quanto mais combinações de conhecimentos diferentes o agente de Pastoral da Pastoral da Comunicação tiver, mais criativo ele será.

Cientista maluco: Separe imagens ou objetos totalmente diferentes em uma caixa. Na reunião da Pastoral da Comunicação, peça que cada membro da PASCOM (um de cada vez) pegue dois objetos aleatoriamente e a partir deles brinque de “cientista maluco” para ver o que poderia surgir dessa conexão inusitada. Por exemplo: guarda-chuva e sapato = uma proteção de chuva para calçados…

Objetivo: Dessa dinâmica podem sair ideias bem estranhas e engraçadas, mas a intenção é praticar a criatividade de várias formas, as tais novas conexões cerebrais.

Para gerar empatia

Troca de segredos: Distribua para cada membro da Pastoral da Comunicação um papel e uma caneta. Cada um deve escrever no papel que recebeu alguma dificuldade que encontra no relacionamento com os outros, mas que não gostaria de falar. Depois, deve despistar a própria letra, e todos os papéis devem ser dobrados da mesma forma.

O coordenador da dinâmica recolhe e mistura os papéis. A seguir, são sorteados os papéis entre os participantes da dinâmica e cada um assume o problema que estiver descrito no papel que pegou. A pessoa deve ler o problema em voz alta, explicá-lo como se tivesse sido escrito por ela e propor alguma solução. Não se deve permitir debates nem perguntas. Quando todos já tiverem falado, o coordenador poderá propor algumas questões para os participantes refletirem sobre a atividade:

  • Como você se sentiu ao ver o seu problema descrito?
  • Como você se sentiu ao explicar o problema do outro?
  • Como foi encontrar uma solução para um problema que você realmente não vive?
  • A solução proposta pelo seu colega ajudou você a pensar sobre como superar a sua dificuldade?

Objetivo: Aprender a se aceitar e ajudar a desenvolver a empatia com os outros membros do grupo. É importante observar se o Agente de Pastoral da Comunicação realmente consegue se apropriar do problema do outro ou se isso acontece de forma pouco natural. A maneira como a pessoa se apropria do problema do outro e propõe soluções pode dizer muito acerca de como ela compreende o outro e sobre como está disposta a contribuir.

Perceber se a PASCOM tem medo de desafios

Dinâmica do desafio: Para esta dinâmica você vai precisar de uma caixa de bombom enrolada em papel de presente e música animada tocando. O coordenador da dinâmica deve iniciá-la falando sobre como os desafios são percebidos na vida pastoral. Ele pode perguntar a PASCOM de forma geral se eles se consideram preparados para enfrentar novos desafios ou se isso gera muita ansiedade neles e permitir que alguns agentes narrem os principais desafios pelos quais já passaram ao exercer o serviço na Pastoral da Comunicação.

Após, o coordenador informa aos participantes da dinâmica que na caixa embrulhada com papel de presente existe um desafio surpresa que deve ser feito por quem estiver com ela nas mãos quando a música parar. Coloque uma música animada para tocar, uma pessoa de costas para desligar a música quando desejar, e comece a passar a caixa de mão em mão no círculo montado com os colaboradores.

Enquanto a caixa estiver passando de mão em mão, observe o comportamento dos participantes. Quem tem mais ansiedade de passar o embrulho, quem apresenta um semblante mais tranquilo, quem é mais aflito ou ansioso para pegar logo o pacote e se livrar dele.

Quando a música parar, o coordenador fará um pequeno suspense e dará a opção de quem pegou a caixa passá-la para frente. Ele pode fazer perguntas como:

  • “Nossa, então você foi o sortudo? Você tem a opção de passá-la para o colega da frente, você gostaria?”;
  • “Está preparado?”; ou
  • “Você vai ter que pagar o mico, viu?”; e ainda
  • “Chegou a hora de você ser desafiado, você vai saber lidar com isso?”.

Fazer isso até que alguém decida abrir a caixa. Lá dentro haverá um delicioso chocolate. Ao fim, deve ser dado espaço para que cada um comente a dinâmica apresentada. Nesse momento, é possível prosseguir com os comentários feitos antes da dinâmica com mais detalhamento. 

Objetivo: A lição é que, quando encaramos o desafio, podemos ter agradáveis surpresas. Quando o desafio for revelado, perceba a reação da pessoa desafiada. Verifique a sua surpresa, seu semblante, a comunicação corporal dela, os comentários que fizer com os demais agentes pastorais. Perceba também a reação do restante do grupo. Veja se alguns se sentiram desapontados ou aliviados pela caixa não ter caído em suas mãos.

Gostou das dinâmicas? Compartilhe com seus amigos!
Até o próximo conteúdo.

Picture of Francielle Lopes
Francielle Lopes

CEO Agência Evangelizar

Endereço

R. São Bernardo Do Campo n°19
Centro - São Paulo

Email

atendimento@agenciaevangelizar.com ailton@agenciaevangelizar.com

Tel

Tel: (11) 96325-7640

Vamos começar uma História de sucesso juntos?

Estamos com grandes expectativas para atender você. Preencha o formulário abaixo:

Agência Evangelizar © 2023 Todos os direitos reservados.