Abril 19, 2024
O que é formação?
Formação segundo o dicionário, é a maneira de moldar o caráter, constituir algo ou alguém. Também conhecemos por formação a bagagem cultural que alguém possui através de cursos, graduações, viagens. O meio que vivemos é um outro fator que também colabora com a formação da nossa personalidade. Somos constantemente moldados, e, de acordo com aquilo que absorvemos, temos a capacidade de potencializar o que há de bom e nos tornarmos pessoas melhores e ainda tornar melhor o nosso ambiente ao redor.
Para quê formar?
Dentro de uma pastoral, agir é importante, mas para que esta ação seja eficaz, é preciso ter o conhecimento adequado, e aí entra a formação de agentes de pastoral.
A nossa Igreja tem um carinho especial pela área da comunicação e não é à toa que encontramos diversos documentos falando a respeito e um dia especial dedicado às Comunicações Sociais, unida à Solenidade da Ascenção do Senhor, onde o Santo Padre sempre emite uma mensagem para todos aqueles que exercem a missão de comunicar o Evangelho.
Este vasto material é acessível e precisa ser do conhecimento dos agentes da PASCOM de cada paróquia, porém, nem sempre é fácil transmitir. Temos, dentro da pastoral, diversas realidades e motivações, e nem sempre conseguimos colocar todo mundo no mesmo ritmo.
Mas estamos aqui para ajudar você a ver as melhores estratégias para uma formação produtiva para a sua PASCOM.
Estratégias para uma formação eficaz
Alterne entre as reuniões da pastoral, dias de questões práticas a respeito das realidades de sua paróquia, e mensalmente ou quinzenalmente, usar dessas reuniões exclusivamente para a formação dos agentes.
Para organizar os temas a serem trabalhados na formação, recomendamos começar pelo próprio site da PASCOM Brasil (pascombrasil.org.br) onde os documentos básicos da CNBB já são sugeridos, e a partir daí estabelecer o tempo em que cada documento será trabalhado, acessar outras vias de conhecimento sobre comunicação ( estudo sobre rádio, TV e principalmente nos nossos tempos, Internet e redes sociais).
Convide pessoas da própria paróquia ou diocese que já tenham conhecimento da área da comunicação para participar de algumas reuniões e tragam um pouco da sua experiência.
Chame agentes de outras pastorais para conhecer melhor a PASCOM e juntos busquem formas de divulgar cada ação pastoral da melhor forma.
Seja próximo de sua equipe, conheça a realidade deles e busque gerar laços fraternos em vista da unidade de todos os agentes. Isso gera engajamento e interesse aos assuntos referentes à PASCOM, e claro, auxilia no exercício do amor entre os irmãos!
R. São Bernardo Do Campo n°19
Centro - São Paulo
Tel: (11) 96325-7640