Dicas de como evangelizar em cada rede social

Dicas de como evangelizar em cada rede social

No nosso último post, falamos sobre os novos métodos de evangelização no nosso tempo e de sua eficácia . Hoje citaremos cada uma dessas plataformas e como trabalhar com elas de forma que o Evangelho seja alcançado pelas pessoas.

 Whatsapp:

O app de mensagens instantâneas é  muito eficaz para divulgações pessoa a pessoa, mas é preciso alguns cuidados:

  • Só inclua uma pessoa na lista de transmissão se ela concordar. Nós percebemos quando recebemos mensagens generalizadas, e muitas vezes elas podem se tornar inconvenientes, por melhor que seja o conteúdo;
  • Não escreva ou copie textos longos muito longos (alguns chegam a ter aquele aviso de “Leia mais…”). Eles são cansativos e dão pouco engajamento. Caso seja um texto em outro site, como uma Homilia da Liturgia do dia, por exemplo, o melhor é copiar o link e junto enviar uma mensagem breve, mas atrativa;
  • Juntamente com as imagens ou mensagens, pergunte como a pessoa está, coloque-se à disposição para dúvidas. Assim a evangelização não se torna “automatizada”   

Facebook:

Uma das mais antigas redes sociais e que, por incrível que pareça, ainda é uma das mais usadas. Ela é extremamente versátil no âmbito do tamanho das postagens e de “linkagem” com outros sites. Algumas dicas para melhorar o engajamento de suas postagens:

  • Caso faça um  texto longo, não esqueça de dar um título atrativo ou uma introdução que leve ao leitor a seguir em sua postagem. Cuidado para não cair no sensacionalismo ou em inverdades;
  • Varie suas postagens de acordo com o seu perfil. Páginas de paróquias podem alternar em mensagens do pároco (ou sua homilia), acontecimentos como festas do padroeiro (a), ações de arrecadação e divulgação das pastorais. Evite ser repetitivo.
  • Compartilhar notícias e mensagens de outras páginas é interessante, mas não pode ser seu conteúdo dominante, porque isso tira oe engajamento e demonstra falta de personalidade para sua página.

Instagram:

No Instagram, a imagem é o carro chefe do conteúdo. Um texto coeso e bem escrito é importante, mas pode se perder por causa de uma foto ou uma arte mal feita. Por iss´pe bom estar atento aos seguintes pontos:

  • Escolha com cuidado a foto a ser postada. Ela não precisa ser profissional, mas precisa estar bem enquadrada e com uma boa luminosidade. Há diversos aplicativos gratuitos que corrigem a cor e a luz das fotos;
  • As artes usadas precisam ser atraentes e dirigidas para o público e assunto específico. É muito bom ter cuidado com as cores e principalmente com as informações contidas nela. Exemplo: se é a divulgação de um evento, devem estar bem claras as informações a respeito do local, o horário, se será gratuito ou terá algum valor de ingresso,etc. Deve-se estar atento também à correção ortográfica.
  • Use da interação que a plataforma proporciona através dos stories. Faça enquetes, peça para fazerem perguntas e aproxime os seguidores do seu conteúdo que tem o maior Tesouro : Jesus Cristo. 

 TIK TOK:

É uma rede social recente e muito diferente das outras que citamos anteriormente. Ela são basicamente vídeos curtos de até 60 segundos, ou seja, a mensagem deve ser objetiva. 

  • Organize bem que mensagem e de que forma será transmitida (dança, história, música). É bom fazer um roteiro breve, bem simples;
  • Evite fazer muitas partes  de um mesmo conteúdo, pois nem todo mundo sai do “Para você” em busca da continuidade, a não ser que você consiga chamar muito a atenção e deixar o espectador com bastante curiosidade;

Twitter:

Além de ser uma rede antiga, o Twitter é também pode ser um ambiente bastante hostil, pois as opiniões costumam ser expostas de forma mais contundente. Para evangelizar lá é preciso:

  • Estar consciente que falar do Evangelho e da Igreja Católica é chamariz para atrair “haters”. É preciso lembrar a passagem em que Cristo nos diz que “se vos perseguem por causa de Mim, não esqueçais que o servo não é maior que o Senhor” (Jo 15, 20)
  • Ainda assim, ao expor as verdades da nossa Fé, busque sempre exercer a Misericórdia, e jamais ofender ou diminuir quem pensa diferente. Se o outro persistir na discussão e ela for infrutífera, é melhor ignorá-lo e colocar em suas orações;
  • Cada tweet comporta 280 caracteres, então é bom ser sucinto em suas palavras. Mas se passar um pouco e for preciso seguir o assunto, há a função “adicionar tweet”, onde as duas postagens estarão unidas.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a evangelizar pelas redes socias da melhor forma possível.

Temos uma outra forma de ajudar você a usar o Instagram a favor do Evangelho: no e-book “ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA INSTAGRAM” você aprende sobre o Círculo Dourado, a descobrir a persona para seu negócio, como organizar seu feed e muito mais!

Picture of Francielle  Lopes
Francielle Lopes
Endereço

R. São Bernardo Do Campo n°19
Centro - São Paulo

Tel

Tel: (11) 96325-7640

Vamos começar uma História de sucesso juntos?

Estamos com grandes expectativas para atender você. Preencha o formulário abaixo:

Agência Evangelizar © 2023 Todos os direitos reservados.